Sobre mim…

Sobre mim…

O Tostão a Tostão surge da minha dicotómica paixão entre o mundo da “poupança” e do blogging. Desde muito cedo que me interessei pelas minhas finanças e em descobrir o caminho de como maximizar o meu dinheiro. Ao inicio sonhava com uma carreira digna de um filme de Wallstreet, e muito possivelmente essa foi a parte mais importante da minha vida ao contribuir para que a toque dos sonhos decidisse por aí a minha formação superior. A procura por cada vez mais informação acerca do tema foi sendo uma constante e à medida que o conhecimento aumentava a curiosidade também.

Tal como o actividade física e a alimentação saudável a temática da poupança e investimento é hoje finalmente algo a ter em conta no dia a dia de todos nós. O que antes parecia ser algo reservado aos mais abastados é agora visto como estando ao alcance de todos nós.

A poupança, de um modo geral, é a “arte” de utilizar cada tostão da melhor forma possível, tentando alcançar um elevado nível de eficiência dos nossos recursos (dinheiro), enquanto satisfazemos as nossas necessidades. Por consequência ficamos com mais dinheiro disponível para outras coisas, como por exemplo, uma reforma programada e com mais dignidade.

poupar

Numa grande maioria dos casos poupar dinheiro resume-se a adoptar hábitos de consumo mais eficientes no nosso dia a dia. Se a isso juntar-mos uma pitada de disciplina e um planeamento ajustado aos nossos objectivos alcançaremos certamente o sucesso.

Se conseguir-mos estabelecer hábitos e rotinas que nos permitam poupar conseguimos passar para um outro patamar, o do investimento. Aqui surge todo um outro mundo por explorar e muitas oportunidades para aproveitar.

poupar e investir

Esta caminhada apenas faz sentido a longo prazo, e por vezes pequenos gestos que adoptamos hoje irão trazer resultados muito proveitosos daí a alguns anos. É acerca desta caminhada que vos venho falar e convosco aprender.

Completamente viciado em literatura financeira, não resisto a um bom livro relacionado com o tema, assim como a um bom artigo dos muitos blogues que sigo regularmente. Considero a leitura uma das melhores formas de aprendizagem e esta será uma das temáticas que apresentadas no Tostão a Tostão sempre que possível.