Um pequeno gesto pode poupar milhares de litros de água por ano!

Um pequeno gesto pode poupar milhares de litros de água por ano!

25 Março, 2019 0 Por O Tostão

Como profundo defensor de que as grandes mudanças acontecem com pequenos gestos, não podia deixar de partilhar convosco este pequeno truque que permite não só uma poupança ao nível do orçamento lá de casa, como também ao nível do ambiente.

O truque é simples: colocar uma garrafa de 1,5 litros de água dentro do seu autoclismo! Trata-se de um “truque” já bastante conhecido, no entanto após constatar no nosso grupo do facebook que uma esmagadora maioria não sabia ou então não utilizava esta dica, senti-me motivado em fazer algumas contas para assim motivar mais pessoas a esta boa prática.

Antes de irmos às contas vamos então perceber o fundamento teórico e a parte prática que está por detrás deste truque de poupança. Os autoclismos, ainda os que possuam um regulador de capacidade, geralmente descarregam uma quantidade de água muito superior à necessária. Regular o nível de água para o mínimo necessário no mecanismo disponível no autoclismo é o primeiro passo que devemos adoptar. No entanto muito possivelmente vamos verificar que mesmo assim existe mais água do que a necessária a ser utilizada na descarga.

Se verificarmos isso, vamos adoptar esta dica como medida de poupança adicional. Para tal vamos pegar numa garrafa de 1,5 litros, ou qualquer outra capacidade que melhor se adapte à nossa necessidade, e vamos enchê-la de água. Em seguida vamos colocá-la dentro do compartimento do nosso autoclismo, tendo em atenção para que a mesma não interfira nos mecanismos de funcionamento do mesmo.

sanita

De forma resumida o que irá acontecer é que o volume da nossa garrafa irá ser contabilizado na capacidade total do autoclismo, mas não irá ser utilizado na descarga.

Imaginemos por exemplo um autoclismo que esteja “programado” pelo seu mecanismo de bóia para encher até um volume de 8 litros de água. Sem o nosso “mecanismo de poupança” 🙂 iriam ser sempre utilizados os 8 litros em cada descarga. Por sua vez, se tivermos a utilizar este mecanismo, a cada descarga são apenas utilizados 6,5 litros de água, poupando 1,5 litros que efectivamente verificamos anteriormente não serem necessários.

Vamos às contas:

Imaginemos um agregado familiar de 3 pessoas, composto por um casal e um filho. (Apenas a título de curiosidade a média nacional da composição do agregado familiar foi de 2,5 pessoas em 2018 segundo a PORDATA)

Segundo um antigo relatório da ERSAR, podemos considerar o valor de 4 descargas diárias por cada indivíduo do agregado familiar para cálculos de consumo doméstico.

Vamos considerar que o nosso “dispositivo de poupança” utilizado foi uma garrafa de 1,5 litros, o que por constatação própria se adequa à grande maioria dos autoclismos que possamos ter em casa. Assim iremos considerar uma poupança de 1,5 litros de água em cada descarga.

Portanto:

3 pessoas x 4 descargas diárias x 1,5 litros de poupança x 365 dias = 6 570 LITROS

Sim, isso mesmo! O simples facto de colocar uma garrafa de água no nosso autoclismo pode significar uma poupança anual de milhares de litros de água.

Além da poupança monetária significativa no orçamento familiar, e ainda que esse seja o tema principal do Tostão a Tostão, neste artigo destaco a preocupação para com o meio ambiente e com este recurso natural que é cada vez mais de um valor inestimável.

Mais uma vez relembro a importância e grandiosidade que os pequenos gestos podem ter na nossa vida, e que por vezes, por parecerem insignificantes, não lhes damos a devida importância.