E-Fatura 2019: Prazo para verificar e validar as faturas

E-Fatura 2019: Prazo para verificar e validar as faturas

15 Janeiro, 2019 0 Por O Tostão

O ano de 2018 já lá vai, e como arranca agora uma das tarefas anuais mais importantes para quem gosta de poupanças e investimentos, o cálculo do IRS. Uma das primeiras fases é a da verificação e validação das faturas com número contribuinte na plataforma e-fatura pedidas em 2018. A correta validação das faturas é fundamental para poder usufruir da dedução das despesas em IRS.

O prazo legal decorre até dia 25 de Fevereiro de 2019, mas se quer um conselho, não deixe para os últimos dias. Como vem sendo hábito, e sendo tipicamente “tuga” apenas realizar as tarefas em cima do prazo final estabelecido, o site destinado para o efeito tende a ficar sobrelotado nos últimos dias de validação. Assim, afim de evitar dores de cabeça adicionais aconselho a iniciar esta tarefa o quanto antes. A validação e verificação das faturas pode ser feita gradualmente e aproveitando pequenos tranches de tempo livre que tenha.

Para tal basta aceder ao portal do e-fatura e aceder a FATURAS > CONSUMIDOR > Verificar Faturas como consta na imagem abaixo.

validar e-fatura

Deverá em primeiro lugar verificar todas as faturas que se encontrarem “Pendentes” categorizando consoante a sua natureza. Em seguida deverá também verificar se todas as outras que foram categorizadas de forma automática estão conforme. Se por ventura verificar que uma fatura por si pedida não está na plataforma deverá então registar a mesma manualmente.

Esta tarefa é fundamental para que possa usufruir devidamente da dedução ao IRS. Deverá ter também em atenção que a validação das faturas deverá ser feita por todos os membros do agregado familiar, não esquecendo os dependentes, como por exemplo a criançada lá de casa. A correcta execução desta tarefa pode-se traduzir numa poupança na ordem das centenas de euros por cada agregado familiar!

Confira em baixo a tabela dos valores dedutíveis assim como a percentagem correspondente a cada tipo de despesa elegível.

e-fatura